top of page
  • Foto do escritor: Mariana Bacigalupo Martins
    Mariana Bacigalupo Martins
  • 15 de nov. de 2024
  • 1 min de leitura

Atualizado: 22 de fev.

Alunos, professor e seu ensino
Alunos, professor e seu ensino

Educar, governar e analisar foram as três tarefas nomeadas por Freud como impossíveis. A ideia é bastante atual tendo em vista os desafios que professores e educadores vivem a cada dia.


Ser professor é uma escolha que se dá diariamente com o compromisso de formar e transmitir um saber. Mas que saber é este que se transmite ao ensinar? O saber que se transmite não está nos livros e na teoria, mas na experiência significativa do professor com a teoria apresentada.


No trabalho que realizamos em conjunto e que pode ser acessado no link III Conversação dos Institutos - Rio de Janeiro -junho de 2011 https://clipp.org.br/vicissitudes-do-ensino-da-psicanalise-da-solucao-ao-problema/ a questão do ensino da psicanálise é refletida segundo o tripé: análise pessoal, teoria e supervisão.


Discute-se como a teoria não garante um saber sobre a psicanálise, mas defende que a experiência de análise seja vivida por cada um a fim de produzir um saber próprio e único. Esse saber produzido por meio da análise poderá então ser transmitido vividamente juntamente com a teoria e sendo assim, o arcabouço teórico sofre constante renovação.

Portanto, para que a aprendizagem se concretize na sala de aula e na psicanálise é preciso que o professor transmita além da teoria um saber adquirido com a experiência, tornando a díade ensino-aprendizagem uma experiência vívida, significativa e interessante.


 
 
bottom of page